domingo, 31 de maio de 2009

Marcos Históricos

“Primeiros filósofos”
Fachada do Colégio de São Bento, fundado em 1903, e da Faculdade de São Bento, fundada em 1908, que foi a primeira no Brasil a ter o curso de Filosofia. Foi nesta sacada que o Papa Bento XVI discursou para a multidão, em sua viagem ao país no ano de 2007.

“Passado esfarrapado”
Andando pelo Viaduto do Chá é possível ter uma ideia de como era São Paulo no início do século XX. No primeiro viaduto da cidade, os postes de luz, importado do Canadá em 1920 dão o clima de nostalgia, juntamente com os prédios do Othon Palace Hotel, inaugurado em 1954 para a comemoração do IV Centenário do município, e da Prefeitura (Edifício Matarazzo), que foi construído em 1940 e já abrigou a sede das Empresas Matarazzo e o Banco Banespa. O problema é que essas relíquias estão sendo esquecidas no tempo: as placas das bases dos postes estão sendo arrancadas e vendidas para ferros-velhos; o Othon Palace foi fechado no final do ano passado em razão da fuga de hóspedes para as filiais nas avenidas Paulista e Engenheiro Luís Carlos Berrini; e o Edifício Matarazzo não está mais aberto à visitação desde que se tornou sede da Prefeitura de São Paulo.

“Os Evangelistas”
Estátuas dos quatro Evangelistas (São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João) à direita do portal de entrada da Catedral da Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário